MINISTERIO DE DANÇA RENASCER

19-02-2013 23:28



O início do Ministério de Dança na Igreja Renascer foi em meados de Setembro de 1996.

A nossa amada Bispa Sonia fez uma convocação na rádio (antiga "Imprensa Gospel"), pra todos bailarinos, dançarinos e interessados; que a partir daquele momento iria começar o ministério de dança na Igreja.

Houve uma seleção na época com Coreógrafo Jorge Costa, que iniciou o trabalho de teatro e dança de adoração da Renascer Sede.

A primeira apresentação foi em dezembro de 1996 no culto de Natal. Foram diversos ensaios com muita dificuldade, pois ainda não tínhamos um referencial de dança na Igreja.


1997

Neste tempo o ministério só se apresentava em ocasioes especiais, como na Páscoa em 1997 e eventos da igreja (SOS da Vida em 1997, dançando a coreografia da música "As armas da nossa milícia"). Os ensaios ainda não eram feitos regularmente.

O marco foi quando nos apresentamos juntamente com o teatro em dezembro de 1997 com dança judaica e coreografias lindíssimas na primeira reforma da Renascer Sede, no I Culto do Leao e inauguração do nosso canal 53 UHF.

Simultaneamente se iniciava o Ministério de Dança na Igreja, na época, Zona leste com a direção da Tatiana Alves e Paula Gonçalves (Pra. Paula Baptistão). As apresentações eram feitas como evangelismo, em praças, na igreja, juntamente com o teatro, mas ainda em ocasioes especiais.


1998

Em 1998,na Renascer Sede, com a liderança da Rosana Rocha foi formado um grupo chamado "Praise in Dance", com a visão da excelencia e resgate de vidas para esse ministério.

A primeira apresentação foi no Lançamento do Praise V, ministrando a música "Deus é Fiel", numa coreografia cativante, de movimentos rápidos com o ritmo do frevo. Todos ficaram admirados com a transformação do ministério.

Foi neste momento que começamos a fazer ensaios e aulas freqüentemente. Surgiram as coreografias:Deus é por nós, Fogo Cai, Promessa (antes mesmo de ser gravada).

Assim foi se despertando o ministério de dança em várias Igrejas Renascer com vários estilos diferentes, até mesmo na própria Sede, surgindo outros grupos como: Sapateado e Crianças.

Foi a partir deste momento que chegou também um bailarino chamado Ney Gomes que tinha acabado de ter um encontro com Jesus através da ministração do ministério de dança em um dos nossos cultos na Renascer Sede. No mesmo momento já se juntou ao ministério e fez as coreografias: Andando comDeus e Plano Melhor (Renascer Praise V).

Participamos neste ano também da Marcha pra Jesus com o ministério de dança atrás do Trio da Renascer Sede e Renascer Zona leste.

Daí veio início a "I Cia de Dança Renascer", e decidimos sair ao mundo declarando que somos de Jesus com unção e técnica.

Neste ano que a dança passou de grupo para ser verdadeiramente um ministério, formalizando a dança nos cultos.


1999

Em 1999 veio uma época de expansão do Ministério de dança nas Igrejas como: Tatuapé, Vila Matilde, Santana, Santo André, Diadema, são Bernardo e outras. Havia referencial no altar que levava o louvor através da dança nos cultos, vigílias, praças, parques e teatros.

Neste mesmo ano tivermos a oportunidade de participar da Primeira Gravação no Renascer Praise VI, na Renascer Sede. Foram muitos dias de ensaios e dedicação. Ministramos as músicas: Ensina-me eOs que te amam (no ritmo da Salsa). Após a gravação fizemos as coreografias: Alegria do Senhor, Santo e Ser Livre.

Começamos a dançar em todos os cultos com escalas, Ceia de Oficiais, Lançamento do Renascer Praise VI, SOS da Vida, Conferencia Profética (no antigo espaço Renascer), Encontro de Mulheres, Chás e todos eventos.

Participamos de Festivais e Espetáculos de Academias como convidados, sempre levando a dança para honrar e dignificar ao nosso Deus.


2000

Em 2000 continuamos com o crescimento e desenvolvimento, e a marca do pioneirismo mais uma vez marca a gravação do Renascer Praise VII, que foi gravado em Israel (o primeiro CD e DVD gravado ao vivo e em ao ar livre em Israel).

O lançamento foi feito na casa de Show Olímpia com pioneirismo. O ministério estava preparado para aquele dia especial e memorável. Foi ministrada a música: Sou de Jesus, Messias e Santo lugar, com a participação de várias pessoas que faziam parte da dança na Renascer Santana. Neste momento Rosana Rocha e Ney Gomes estavam juntos na liderança do ministério.

Após o Lançamento surgiram coreografias como Dupla Honra, Tua Glória através do Grupo do Projeto Amar da Renascer Sede.

Podíamos perceber que em várias Igrejas Renascer que entravamos tinha o ministério de dança atuante.


2001

No ano de 2001, na Gravação do Renascer Praise VIII no Credicard Hall totalmente lotado; tivemos maior participação do ministério de dança numa gravação. As músicas ministradas foram: Vontade, Digno, Pega na minha mao (salsa do Marcelo Aguiar). O ministério teve seu espaço na gravação.

Neste mesmo ano muitas Igrejas Regionais (Santana, Tatuapé, são Bernardo) já se destacavam com um grupo grande de pessoas e igrejas envolvidas


2002

Em 2002 participamos de diversos Eventos fora da Igreja como: "Festival de dança Sesc" e "Festival de Dança Enda".

Na época, Edilton Gomes (bailarino profissional e ex-integrante do Raça Cia. de Dança) e Rosana Rocha (bailarina e professora formada Municipal de são Paulo(2a.bailarina do Municipal), foram muito importantes na contribuição técnica (que não existia até então) e trouxeram os primeiros estudos de dança como forma de adoração).

Tivemos a nossa participação na gravação do Renascer Praise IX abrindo o show com a música "Genesis". E assim nos preparamos para o Lançamento que aconteceu no Antigo Espaço Renascer.

As músicas ministradas foram: Dependo de Ti e a Minha Inspiração (a primeira dança ministrada com o surgimento do John Bassi).

O John Bassi (hoje como Pastor), se converteu na Renascer Diadema, onde teve um encontro com Jesus, e deixou de dançar a dança do mundo, onde era coreógrafo de artistas de mídia e programas de Televisão e começou a dançar para Jesus.

O crescimento aconteceu muito rápido, onde ele juntamente com Carol Bassi (hoje pastora e sua esposa), assumiram a dança na Renascer são Bernardo, e com seu jeito carismático e alegre trouxe crescimento e abriu um caminho para dança de rua, break e outros estilos com movimentos diferentes (passando a ter na época em uma única vigília de são Bernardo, duzentos (200) dançarinos participando). Foi uma explosão nas Ceias de Oficias, eventos e SOS da vida.

Neste ano oficializamos as escalas nos cultos da família e também durante a semana, pois até então não tinha escalas fixas.


2003

Em 2003 aconteceu a verdadeira revolução apostólica da Dança, todas as Igrejas, todos os líderes, juntos realizando em um só corpo o Renascer Praise X o primeiro show Gospel Gravado com CD e DVD em um estádio de Futebol.

Era um grande desafio, mil (1.000) bailarinos no Estádio do Pacaembu e John Bassi, Carol Bassi,(Porta vozes do ministério) e juntamente Carol Marrul, Rodrigo Gonçalves, Paula Baptistão e demais lideres ajudavam na organização, estrutura, ensaios e criação de novas coreografias. Os ensaios pareciam um grande evento. O ministério tinha tomado uma proporção enorme, porção da Trindade em nossas vidas, e a partir do Renacer Praise 10 que realmente o ministério de Dança da Renascer começou a crescer em uma proporção maravilhosa.

As músicas ministradas foram: Sopra (Movimentos idealizados também pela Bispa. Sonia), Me derramar, De Leste ao Oeste, Te Adoramos; com figuras da bandeira do Brasil com 4.000 bexigas.

A partir deste Renascer Praise, a organização na liderança geral do ministério começou ser realizada. Sempre o ministério de Dança foi ministrado pela Bispa Sonia e outros Bispos e Pastores.

Após o Renascer Praise X as coreografias começaram a ser universais (unificadas) para todas as igrejas, pois até então cada igreja tinha sua coreografia.

Também aconteceu nos dias 18 e 19 de Março, no Theatro são Pedro em são Paulo o 1O Espetáculo da Dança Geral" realizado em um teatro secular com o tema "Prepare-se para a Segunda Vinda" que mostrava através da Dança o juízo final, começando pelo pecado de Adao e Eva até o final dos tempos.

Foi uma super produção dirigida pela Pra. Carol Marrul e Pba. Karina Gama, lembrando que tivemos a bilheteria esgotada.


2004

No ano de 2004, outro desafio na Gravação do Renascer Praise XI, 2.000 Bailarinos, no Estádio do Pacaembu, algo jamais acontecido e realizado por nenhum ministério. Muito mais precisávamos de novos líderes e pessoas. As músicas ministradas foram: Povo Apostólico, Incomparável, Jesus e Lugares Altos.

Neste ano oficialmente o Pr. John Bassi e Pra. Carol Bassi assumiram a liderança da Cia. de Dança Renascer (que acompanha o Renascer Praise em suas apresentações) e o ministério de Dança nacional. As músicas ministradas com coreografias aumentaram, foram levantados líderes regionais e estaduais.

Foi neste ano que tivemos o "I Workshop de Dança da Renascer", que foi realizado em são Bernardo do Campo - SP, com 53 igrejas (denominações) diferentes. Também neste ano gravamos primeiro DVD das coreografias do Praise 12 para todas as regionais (um DVD amador, filmado na casa de um dos dançarinos do Praise).


2005

Foi no renascer Praise XII em 2005, "O Apostólico", que firmamos de vez a dança presente no altar e envolvida no fogo que desce dos céus. O envolvimento foi muito maior, mais trabalhado, com coreografias realizadas no altar (palco) e campo (no Estádio de Pacaembu). As músicas ministradas foram: Pés Apostólicos, Na força do Louvor (com a participação da Bispa Sonia na coreografia, pegando a tocha), Corro a Ti e Os Filhos de Deus. A presença foi de 3.000 bailarinos de todas as idades e com o mesmo figurino.

Foi algo sobrenatural, pois o número de dançarinos participantes era imenso, e os ensaios foram marcados com muita unção e unidade de todos os dançarinos que dançaram nesta gravação. A coreografia dos Pés Apostólicos trouxe uma grande revolução devido a modalidade de Street Dance e Break estarem sendo realizadas com tanta ousadia, técnica e unção, dando uma grande abertura para o envolvimento de homens para a participação da dança nas igrejas e quebrando grandes preconceitos na época.


2006

Em 2006 o Renascer Praise XIII foi completamente diferente, gravado no Ginásio do Ibirapuera, com 60 dançarinos participando no altar, com coreografias muito mais técnicas, envolventes e cheio de unção e poder.

Foi na verdade uma colheita no Ministério de Dança, as músicas foram: Vai Chover, Arca, Purifica-me, Glória ao Senhor, a Guerra Ganha Está, Tenho Fome, Nada do que eu Tiver, Mover das águas, Eu meRendo, Semente da Promessa, O Melhor está por Vir e Se eu não tivesse a Ti.

Foi a maior aparição do ministério em gravação de DVD do Renascer Praise.

A partir deste ano iniciamos a maneira de coreografar para o mesmo louvor duas coreografias, mais complexas para dançarinos mais técnicos e mais simples para quem esta iniciando no ministério ou estudo de dança.

Tivemos inicio do Ministério de Dança na internet na página do I-gospel com algumas coreografias, aulas de Dança e ministrações.

Neste ano tivemos o "1o. Festival de Dança Anual da Renascer", que foi um grande sucesso realizado na Renascer Sede com a organização de líderes da Sede.

Teve inicio de Workshops de Dança com Pastor John e Pra Carol Bassi fora de são Paulo (Rio de Janeiro, Brasília, Santa Catarina, Cuiabá, interior de são Paulo, entreoutros), fundamentando o crescimento do Ministério de Dança nacionalmente, através de aulas, ensino de coreografias, ministrações específica de Dança, reuniao de líderes e acompanhamento geral.


2007

O ano de 2007 foi sobrenatural. Mais uma vez Deus foi fiel e nos presenteou com tantas coisas. Potenciais sendo levantados pelo Senhor e mais dançarinos ungidos.

Tivemos que nos superar, sabendo andar e continuar sem os nossos queridos pais "Apóstolo e Bispa" por perto, mas honramos estando presente em todas as Ceias de Oficiais e eventos.

A Marcha pra Jesus foi demais, 6 milhoes de pessoas nas ruas de são Paulo e a Dança estava presente em cima e atrás dos trios elétricos. E ao final da concentração estávamos no altar juntamente com o Renascer Praise e os Bispos agradecendo a Deus pelo dia memorável.

Foi um ano que teve a explosão de Workshops de Dança onde os pastores John e Carol ministraram 21 Workshops em são Paulo e em vários estados brasileiros.

O primeiro ensaio geral para o Renascer Praise 14 foram com mais de 600 pessoas e a ministração da nossa mae Bispa Sônia sempre presente.

Ensaiamos firmes, em amor, uma comunhao e limpeza como nunca vimos, Deus queria muito mais de nós.

A gravação do Renascer Praise 14 foi na nossa Sede Internacional; Deus quis nos levar para nossa essencia. Começamos pelo Milagre da Espera, Veste-me, Receba Poder, Sou teu Senhor, Graça, Sou Livre, Prosperarei, Vem Ver, Meu chamado, Mais da Tua essencia, Sol da Justiça e Santo Deus. Foram 12 coreografias, com 12 figurinos diferentes e cada ministração nos fez um instrumento nas maos de Deus sem reservas.

Quando pensamos que tinha terminado, veio "II Renascer Dance Festival", também na nossa Sede Internacional. Tantos talentos desenvolvidos no altar através da dança para o Senhor, com a Sede lotada e enfeitada com adereços de Dança, realmente podemos ver o crescimento de cada regional em todos os aspectos, técnicos e espirituais.

E como Deus tem sempre muito mais, veio o "Espetáculo de Dança de Elias" no nosso Copan, algo novo de Deus para o Ministério da Dança, onde cada regional participou com seus dançarinos em cada coreografia do Espetáculo (com 200 dançarinos em um mesmo Espetáculo)
Fechando com toda participação dos dançarinos na última Ceia de Oficias do ano de Elias (no Ginásio do Ibirapuera), com a presença inesperada do nosso pai Apóstolo.

Este foi o ano que a Babilônia caiu, vimos as flechas que feriram Acabe e caes comerem a carne de Jezabel.

Neste ano tivemos o primeiro curso de "Formação de Líderes de Dança" realizado na Renascer Sede e também a formatação da "Apostila Oficial da Dança".

E não podemos esquecer que inauguramos com muita alegria o nosso Logo Oficial do Ministério de Dança, aprovado pelo nossos pais Apóstolo Estevam e Bispa Sônia.


2008

Ano de 2008, ano de Ester, ano de Felicidade, Alegria, Regozijo e Honra começou com "I Workshop Nacional da Dança" realizado no Espaço Renascer em são Paulo com mais de 600 bailarinos Apostólicos e Aula de Capacitação para novos líderes potenciais.

Este ano começa com uma grande reuniao de líderes para fazer o Planejamento Anual da Dança e no mes de Fevereiro acontece o "II Workshop de Dança da Bahia" como os pastores John e Carol Bassi. Lançamos profissionalmente nosso "I DVD de Coreografias do Renascer Praise 14", que foi um grande sucesso.

Neste ano, após muitas lutas, lançamos nosso "Site Oficial do Ministério de Dança Renascer"com a tecnologia de ultima geração existente no mercado.

Também os lideres iniciaram o mesmo organograma em todas as igrejas e se deu inicio a padronização de Figurinos para todas as regionais (figurinos modelos que foram confeccionados na gravação do Praise 14).

Neste ano, devido modificações gerais na organização da Igreja, tivemos a multiplicação de líderes regionais da Dança, melhorando a organização e controle da massa de dançarinos existentes em todas as igrejas Renascer em Cristo.

https://renasceremcristocandeias.webnode.com.br/